Em Chamas:

Após os jogos nossos queridos Katniss e Peeta realizam uma turnê entre todos os distritos, fazendo discursos e jantando com os governantes coisa que eles adoram! Afinal, por que não passar pelos distritos onde viveram os adolescentes que morreram? Ainda mais os que você mesmo matou?. Depois de toda essa cerimonia eles voltam para o distrito 12, onde passam a viver na Aldeia Dos Vitoriosos, na companhia de nosso bêbado preferido, Haymitch.
Toda Panem está passando por um período complicado, já que alguns distritos resolveram fazer levantes (rebeliões) contra, advinha quem, a Capital. E é claro que ela vai fazer algo afinal, não é boba nem nada para conter isso, e irá usar como arma o terceiro Massacre Quartenário. Momento explicação: A cada 25 anos de Jogos Vorazes, eles fazem o Massacre Quartenário, que são ainda mais vorazes que os jogos "normais" e cheio de surpresas. Ps: No último Massacre foi mandado o dobro do número de tributos para arena, e sabe quem venceu? Haymitch. E no primeiro dele, cada distrito tinha que escolher seus tributos.
E qual é a surpresa da vez? Mandar os tributos já vencedores de cada distrito! E quem são os dois capacitados para ir representar o 12? Peeta e Katniss. Parece que eles terão de enfrentar a arena mais uma vez, e dessa vez com muito mais perigo. Por quê? Bom, simplesmente por que todos ali, sabem o gosto de vencer os Jogos Vorazes.
Minha opinião: Realmente, não sei como meu coração sobreviveu a esse livro ( tic-tac, piada interna pra quem leu o livro!)! Eu só tive vontade de matar a Katniss durante metade do livro, e toda vez que algo tenso acontecia (sempre) eu parava de ler por uns 5 minutos pra me recupeperar do choque. Sério, dá medo. É nesse livro que a luta dos distritos contra a Capital fica mais evidente e os jogos cada vez mais cruéis. Uma dica: leiam.
A Esperança:

A esperança é um livro muito bom, mas na minha humilde e singela opinião, não chega nem perto dos outros dois anteriores. Como quem leu em Chamas sabe, os tributos explodiram a arena aêeeeee. Alguns foram raptados pela Capital, outros conseguiram fugir. Então o Presidente Neve ( Ha - Ha - Ha) Snow manda seus soldados destruírem o distrito 12, e os poucos habitantes que sobrevivem vão morar no distrito 13 pois é, ele existe, onde vivem no subsolo, recebem uma tatuagem no braço todo dia com a programação que deverá seguir durante ele, tem a quantidade de comida medida de acordo com suas necessidades e são governados por uma mulher que eu odeio chamada Coin. Katniss, enfim resolveu virar o tordo, símbolo da rebelião contra a Capital. Gale continua sendo seu fiel amigo. Pluchart agora, é um rebelde. Finnick está louco (presta bem atenção nele durante o livro...). Peeta sofreu uma lavagem cerebral, que faz com que ele fique contra Katniss. Prim é oficialmente uma enfermeira. Joannah é torturada pela Capital. E todo mundo morre no final. Brincadeirinha. Os rebeldes tem o plano de tomar um distrito por vez, até chegar na Capital. E quando chegarem lá há apenas uma regra a seguir: Katniss tem que ser a pessoa a matar Snow.
Minha opinião: O que tem de melhor no livro é o final. Simples assim.